segunda-feira, 31 de março de 2014

O que é Hipertexto?





Hipertexto é o termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital são denominadas hiperlinks, ou simplesmente links



Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos             conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. 


quinta-feira, 27 de março de 2014



O que são Hiperlinks?


 (Hiperlinks) trechos de texto que ligam uma página a outra. Nele existe um código que permite que, clicando com o mouse sobre o texto, se mude a página do navegador para uma nova página relacionada ao texto.

Hiperlinks, ou simplesmente links, são a alma de uma página da internet. São eles que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e mesmo a movimentação rápida dentro de um texto longo. Podemos dizer que a Word Wide Web (WWW), a parte mais conhecida da internet, não existiria sem eles.

Hiperlink ou hiperligação é qualquer elemento de um hiper texto (páginas web) que façam referência a outro texto ou a outra parte deste texto. Ou seja, qualquer área clicável de uma página web é um hiperlink.

Sua forma e aparência mais comum é muito conhecida: Um texto azul com um traço embaixo. Mas o link pode ter a forma que se desejar, até mesmo uma figura.



O que é MOODLE?

MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment")  é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual . É um Sistema de gestão da aprendizagem em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em lingua inglesa o verbo"to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo. o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países. O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha. Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação a distância. Outros sectores, não ligados à educação, também utilizam o Moodle, como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir colaborativamente na Internet.

Os cursos Moodle podem ser configurados em três formatos, de acordo com a atividade a ser desenvolvida:

  • Formato Social – em que o tema é articulado em torno de um fórum publicado na página principal;
  • Formato Semanal - no qual o curso é organizado em semanas, com datas de início e fim;
  • Formato em Tópicos - onde cada assunto a ser discutido representa um tópico, sem limite de tempo pré-definido.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 20 de março de 2014


Mapa Conceitual do texto:
Integração de mídias nos espaços de aprendizagem


Interação: Ação recíproca que se exerce entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas, através de recurso, meio ou processo de comunicação que permite ao receptor interagir ativamente com o emissor.

Interatividade: Capacidade da pessoa, de um equipamento, sistema de comunicação ou computação, de interagir(agir reciprocamente) ou permitir interação.

Autonomia: Capacidade de se governar por si mesmo, de se reger por leis próprias. Não depender de outro.

Tecnologia termo tecnologia vem do grego "téchne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". A tecnologia é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e/ou facilitar o trabalho com a arte, a resolução de um problema ou a execução de uma tarefa específica.

Convergência de Mídias: Ação interativa dos meios e veículos de comunicação, onde concorrem mutuamente dirigindo-se ao mesmo ponto.

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) : São softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso; permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes.

OVA (Objetos virtuais de Aprendizagem): Consiste em objetos que permitem estratégias de ensino e aprendizagem de modo mais interativo utilizando as tecnologias, que estimulam os aprendizes a contribuir com novas informações e a criar e oferecer mais e melhores percursos.