quarta-feira, 9 de abril de 2014

Autodidaxia

A capacidade de aprender sem mestre.

Como exemplo:


As aprendizagens computacionais tendem a ser eficazes para esta aprendizagem, pois possibilitam a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento a ser construído. 

As crianças e adolescentes, simplesmente porque, para eles, nascidos nesta era da informática e das telecomunicações, lidar com as TICs é tão natural quanto qualquer outro elemento de seu universo de socialização. Assim desenvolvem estratégias cognitivas e psicológicas, tendendo a absorver reações padronizadas, consensuais, próximas às dos adultos, que estabelecem fronteiras claras entre o humano e o tecnológico.

É Uma espécie nova de autodidaxia que está desafiando a escola e, por consequência, todo o campo da educação, a produção de conhecimento como a formação de professores.

Metodologia do LOGO (Papert)


O nome LOGO foi uma referência a um termo grego que significa:pensamento, ciência, raciocínio, cálculo, ou ainda, razão, linguagem, discurso, palavra.

LOGO propõe uma metodologia de ensino que busca, através de uma linguagem semelhante à natural, facilitar a comunicação entre o usuário e o computador e proporcionar a criação de modelos através de formas geométricas e do raciocínio lógico. Propõe também, que o aluno seja ativo construtor de seus próprios conhecimentos, desenvolvendo assim sua capacidade intelectual. O professor deve permitir a reflexão do aluno, ao contrário do modelo tradicional onde reina o autoritarismo. O aluno através do erro, é condicionado a refletir novas formas de resolução do problema, ou seja, ele tem a chance de aprender com seus próprios erros e é estimulado a tentar.

"Quando acontece um erro, este torna-se um objeto de análise para que seja identificado e reformulado, desencadeando aprendizagem e desenvolvimento. Esse processo estabelece um ciclo de descrição-depuração - reflexão-depuração, que foi implantado na programação de computadores." Seymour Papert

No LOGO considera-se o erro como um importante fator de aprendizagem, o que oferece oportunidades para que o aluno entenda porque errou e busque uma nova solução para o problema, investigando, explorando, descobrindo por si próprio, ou seja, a aprendizagem pela descoberta.



domingo, 6 de abril de 2014

Glossário:
Síncrono: adj Sincrônico
Física: diz-se dos movimentos que se  executam ao mesmo tempo .

Em comunicações síncronas, o emissor e o receptor devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão.
Quando dois dispositivos trocam dados entre si, existe um fluxo de dados entre os dois. Em qualquer transmissão de dados, o emissor e o receptor têm que possuir uma forma de extrair dados isolados ou blocos de informação.

Assíncrono:
Em telecomunicações, a comunicação assíncrona é a transmissão de dados, geralmente sem o uso de um sinal de relógio externo, onde os dados podem ser transmitidos intermitentemente em um fluxo estável. Qualquer tempo necessário para recuperar dados dos símbolos de comunicação é codificado dentro dos símbolos, desta forma, a informação necessária para recuperar os dados enviados na comunicação está codificada dentro dos próprios dados. Uma exceção notável é a porta RS-232, e alguns derivados, que são assíncronos, mas permanecem tendo um sinal de clock externo disponível, apesar de não ser usado normalmente. Os aspectos mais significantes de comunicações assíncronas é que o dado não é transmitido em intervalos regulares, desta forma possibilitando taxa de bit variável e que os geradores de relógio transmissor e receptor não tenham que ser sincronizados exatamente todo o tempo.

Numa comunicação assíncrona, cada bloco de dados inclui um bloco de informação de controle (chamado flag), para que se saiba exactamente onde começa e acaba o bloco de dados e qual a sua posição na sequência de informação transmitida.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_ass%C3%ADncrona

sábado, 5 de abril de 2014



Web Rádio

Web rádio (também conhecido como Rádio via Internet ou Rádio Online) é o serviço de transmissão de áudio via Internet com a tecnologia streaming gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação ao vivo ou gravada.

Para realizar a transmissão de áudio através da Internet é necessário enviar o áudio para um servidor que irá realizar a codificação apropriada (encoder) e a transmissão (broadcast) aos usuários.

Um dos aplicativos mais conhecidos para transmissão de áudio por streaming é o SHOUTCast. Muitas emissoras comerciais usam essa tecnologia para emitir sua programação também pela Internet.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_r%C3%A1dio



O Dropbox é um serviço gratuito que deixa você levar todos os seus documentos, fotos e vídeos para qualquer lugar. Depois que você instalar o Dropbox no computador, qualquer arquivo que você salvar na sua pasta do Dropbox será automaticamente salvo em todos os seus computadores, no seu dispositivo Android e até mesmo no site do Dropbox! Com o aplicativo do Dropbox, você tem acesso a tudo o que é importante para você, onde quer que você esteja.

Leia seus documentos ou veja seus álbuns quando estiver passeando por aí. Salve fotos ou vídeos na sua pasta do Dropbox e compartilhe o que quiser com amigos com apenas alguns toques de tela. Mesmo se você acabar esquecendo seu Android num táxi, por exemplo, seus arquivos estarão sempre seguros no Dropbox.

Recursos: 
• Sempre tenha seus arquivos com você, não importa onde esteja. 
• Salve fotos e vídeos na sua pasta do Dropbox. 
• Compartilhe seus documentos e fotos com familiares e amigos. 
• Salve anexos de e-mail direto no seu Dropbox. 
• Edite documentos com facilidade no seu Dropbox.

Termos de serviço: https://www.dropbox.com/terms?mobile=1
Referência: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dropbox.android&hl=pt-b


Mapa Conceitual do Texto: