domingo, 11 de maio de 2014


O papel da Tecnologia junto a crianças com paralisia 



Atualmente, na rede estadual de ensino do Paraná, alunos com deficiência física neuromotora vêm fazendo uso das tecnologias. Essa ação vem corroborar para uma mudança significativa no contexto da escola, onde o aluno é atendido nas suas necessidades especiais, enquanto o professor reconhece e valoriza as capacidades, reforçando os princípios da inclusão educacional.
Aborda o desenvolvimento da criança com sequela de paralisia cerebral, as implicações e a participação na aprendizagem por meio da tecnologia assistiva, como recurso pedagógico de “possibilidades” em sala de aula e a análise da sua inter-relação e interdependência com a comunicação alternativa, suplementar e/ou aumentativa.
O PAPEL DA TECNOLOGIA JUNTO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
Os recursos tecnológicos podem oferecer possibilidades lúdicas, e serem instrumentos mediadores entre a criança e o mundo real.
A informática apresenta a possibilidade de trabalhar com esses dois elementos, tanto como instrumento, assim como oportuniza trabalhar com os signos. Em especial, com a criança com paralisia cerebral este recurso ainda apresenta a possibilidade da comunicação alternativa, podendo levar a uma interação mais satisfatória com o mundo, favorecendo expressões significativas de pensamento, que por comprometimentos motores a sua linguagem oral (fala) e linguagem gráfica (escrita) encontram-se prejudicadas, mas a sua linguagem interna, isto é os seus pensamentos, ideias, sentimentos e desejos encontram-se em processo de construção.
Para Vygotsky é de suma importância para o desenvolvimento humano o processo de apropriação, por parte do indivíduo, das experiências presentes em sua cultura.
As limitações da criança com paralisia cerebral evidenciam-se como barreiras para o seu aprendizado.
Portanto, oferecer possibilidades dessas crianças vivenciarem experiências seria uma forma de minimizar esses impedimentos, inserindo-as em ambientes que favoreçam a aprendizagem, pois a partir do momento que o indivíduo pode acessar, vivenciar e utilizar os recursos tecnológicos que a sociedade oferece, as sequelas da paralisia cerebral podem ser minimizadas. E deste modo essas crianças podem melhor experimentar as experiências de aprendizagem, interagindo e expressando desejos, sentimentos, conhecimentos e habilidades, pensando-se no processo de inclusão delas no sistema de ensino regular e na sociedade em geral e favorecendo assim uma maior socialização, integração e aceitação na sociedade.
Na busca da inserção social e da melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência pode-se contar, hoje, com os recursos de Tecnologia Assistiva, da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa e de Acessibilidade que possibilitam aos portadores de Paralisia cerebral ter acesso ao computador e outros dispositivos que favorecem a sua interação com o outro e com o mundo, permitindo assim, a quebra de um paradigma que toda criança com deficiência neuromotora também apresenta déficit na área cognitiva.
Definindo, Tecnologia Assistiva como, toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa portadora de deficiência. Seria a tecnologia destinada a dar suporte (mecânico, elétrico, eletrônico, computadorizado etc.) a pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental ou múltipla.
A introdução da tecnologia no processo de comunicação contribuiu de forma decisiva para o aumento da integração dos indivíduos não falantes, tornando-os mais independentes e alargando as possibilidades de desenvolvimento de potenciais cognitivos, favorecendo assim as suas relações.
A introdução da informática permite alargar as possibilidades tanto no aspecto cognitivo de formação de conceitos, desenvolvimento de habilidades e consequentemente favorece as inter-relações. Sabe-se que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura e, sua utilização, um meio concreto de inclusão e interação no mundo.
 
 
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Um comentário:

  1. Coloquem aqui no blog uma postagem sobre a pesquisa, como realizaram, quais as evidências, quais as dificuldades, o que aprenderam com esta atividade... sugestões para outras pesquisas...

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