quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sistema Tutores Inteligentes

Os Tutores Inteligentes podem adaptar seu conteúdo e apresentação baseado em sua interação com o estudante. Isto é feito com o conhecimento anterior do estudante, e com base nas respostas dos alunos o tutor alterará seu material, ora simplificando, ora estendendo, de forma que possa se adaptar aos alunos individualmente.
Um Sistema de Tutores Inteligentes (STI) é um sistema de computador baseado no sistema de aprendizagem com conteúdo e incorporando técnicas de programação que habilitam um tutor a exigir um grau de "Inteligência Artificial". São programas de auxílio ao ensino projetados de forma a incorporarem técnicas de IA de modo a fazê-los capazes de saber o Que ensinar, a Quem ensinar e Como devem ensinar. A interação entre o estudante e o computador faz-nos pensar que o computador está mostrando alguma inteligência.
Os STIs têm como função atribuir uma lição de acordo com o aluno, mudando o nível de compreensão para responder à determinada entrada do estudante em vários níveis, podendo mudar as estratégias instrucionais.
Para desempenhar essas funções, os STIs consistem de 4 componentes: 
1-      Módulo Estudante
2-      Módulo Interface
3-      Módulo Tutor
4-      Módulo Especialista

Os Sistemas de Tutores Inteligentes têm uma representação de conhecimento estruturado dentro de uma base de conhecimento, na qual os elementos de conhecimento são relacionados semanticamente através de links que permitem a navegação pelo material. Eles são populares dentre os pesquisadores e estão se tornando altamente efetivos na aprendizagem. O problema é que sua criação é muito trabalhosa. São projetados sob recursos computacionais, integrando conceitos de IA.
A arquitetura dos STIs é composta por:
Módulos de Requerimento;

Toolkit, a tecnologia utilizada para desenvolvimento de módulos de requerimento.

http://www.din.uem.br/ia/vida/tutores/tutores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário